A palavra autoconhecimento está sendo mais utilizada nos últimos anos, mas será que sabemos, de fato, o que ela significa? Pode até ser fácil de compreender, mas colocar em ação, com certeza é desafiador.
Infelizmente - e felizmente - não existe uma fórmula pronta ou receita genérica para se conhecer. Cada um é cada um, com trejeitos, personalidade, vivências pessoais, traumas, conquistas, e o que mais couber na bagagem. Portanto, cada fórmula é única!
O autoconhecimento é uma jornada contínua, sem linha de chegada. A cada momento é possível se conhecer um pouco mais e, por estarmos em constante transformação e evolução, sempre haverá algo novo para descobrir.
Mesmo não sendo uma tarefa simples, conhecer a si mesmo é essencial e possibilita uma maior percepção do seu todo. Investigando nosso próprio ser, conhecemos limites, necessidades, gostos e desgostos. A partir disso, podemos fazer escolhas melhores e mais alinhadas com o que entendemos que nos faz bem, respeitando quem verdadeiramente somos.
Para saber quem se é e o que se quer, assim como para se desenvolver e encontrar ferramentas saudáveis para lidar com as adversidades da vida, é preciso mergulhar dentro de si. O mergulho é profundo, mas necessário para explorar esse território com luz e sombra, desvendando a dor e a delícia de ser quem você é.
Comments