Imagino que a maior parte das pessoas tenha mais facilidade em cuidar dos outros do que cuidar de si. No entanto, engana-se quem acredita que esse é um bom negócio. Podemos sim cuidar de quem amamos, mas antes, precisamos cuidar de nós. Como instruído por comissários de bordo nos voos ao redor do mundo, primeiro a máscara de oxigênio é colocada em você, depois no outro.
Ao escolher ajudar alguém ou se disponibilizar de alguma forma, gastando tempo e energia com a questão alheia, é preciso checar se existe tempo e energia (ou algo mais) restando em seu “estoque”… Muitas vezes não estamos com "sobras" e está tudo bem. O que não está tudo bem, é dar mais de si do que a sua saúde permite, porque assim você não só não está cuidando de si, como também não está servindo bem o outro.
Quando foi a última vez que você cuidou de você? E quando foi a última vez que se permitiu ser cuidado(a)? Também não é preciso dar conta de tudo sozinho(a)!
Algumas atividades que funcionam tão bem quanto um copo de água gelada em um dia quente:
Tomar sol
Ficar em silêncio
Movimentar o corpo
Tomar banho
Ouvir música
Meditar
Sorrir
Que tal escolher algum cuidado para hoje? Cuidar de você deve ser uma prioridade! Não deixe a sua saúde e o seu bem-estar de lado.
Comments